5 bons motivos para você fazer uma horta orgânica em sua casa

Conheça 5 bons motivos para você fazer uma horta orgânica em sua casa!

Quem é que não gostaria de cultivar as suas próprias hortaliças, chás e temperos no conforto de casa?

Em busca de hábitos mais saudáveis, dia após dia, mais pessoas se propõem a cultivar o seu próprio alimento, livre de agrotóxicos e outros produtos indesejáveis. Em alguns casos, o cultivo é de flores e plantas, que também traz benefícios para a saúde do corpo e da mente, funcionando como uma terapia ocupacional.

Mas não é só isso. Em épocas de convívio restrito e de mais tempo para cuidar de si e da casa em que vive, todos nós estamos mais preocupados e voltados a incorporar às nossas vidas hábitos saudáveis, renováveis e ecologicamente corretos, e melhor ainda: sem precisar depender de saídas externas à mercados e feiras por exemplo, onde acontecem alto fluxo e movimento de pessoas.

As hortas podem ser montadas e cultivadas em qualquer lugar

Seja em casa ou apartamento. Quem cuida das suas próprias hortaliças, chás e temperos, tem ao alcance das mãos o resultado do seu esforço!! Como é prazeroso o sentimento de colher o que plantou! Plantar a própria hortaliça, temperos, flores, chás ou plantas, não é exclusividade de quem mora no interior ou dispõe de grandes espaços para plantio.

Ter uma horta em casa é a melhor ideia pra mim e para você, e é muito fácil!  Se você quer garantir saúde e benefícios para a sua vida assim como aproveitar o tempo livre com atividades relaxantes, você vai amar ter a sua própria horta em casa!

Ah! Fizemos um artigo com 10 dicas sobre o alho. Confere lá!

Ainda não decidiu? Então nós vamos te ajudar! Confira abaixo os 5 motivos para você ter e cultivar uma horta orgânica em casa:

1. A horta orgânica só traz benefícios para a sua saúde!

Quem faz feira e mercado sabe que os produtos que encontramos lá, principalmente frutas e verduras, estão carregadas de agrotóxicos, o que a longo prazo, pode nos trazer consequências nada felizes para o nosso corpo e bem-estar.

Com a horta orgânica, temos a possibilidade de plantar nossas próprias hortaliças e temperos, livres de agrotóxicos, toxinas e outros produtos que são nocivos para a nossa saúde.

2. A horta orgânica produz hortaliças mais saborosas e nutritivas

Quando cultivamos os nossos próprios alimentos em terra boa, livre de agrotóxicos e outras toxinas, os alimentos (e temperos também!) crescem e conservam o seu sabor e consistência de forma natural, realçando o sabor e as propriedades nutritivas.

Então se você quer um alimento mais nutritivo e saboroso, cultive-o você mesmo, longe de pesticidas e outros defensores agrícolas.  

3. Quem planta em casa economiza

Afinal, quem faz mercado sabe que todos os alimentos estão sempre suscetíveis a altas de preços, muitas vezes chegando a valores excessivos. Em suma, com a inflação “descontrolada”, os alimentos sofrem com as mudanças inflacionárias, assim como climáticas e outras variáveis que afetam o preço.

Ao plantar o próprio alimento, no conforto da sua casa, você está economizando.

4. Sustentabilidade

Ter uma horta em casa é uma prática sustentável. Além disso, gera menos lixo, o cultivo sem agrotóxicos não prejudica o solo. Plantar e observar as plantinhas crescerem irá fazer você perceber a natureza e como a vida age de forma natural.

Assim sendo, também estará desenvolvendo a sua consciência ambiental, que é muito importante atualmente.

5. Reaproveitamento de Resíduos Orgânicos

Você pode reaproveitar as sobras dos alimentos, erva-mate e outros resíduos orgânicos como adubo para a sua horta orgânica, promovendo permanentemente o melhoramento do solo!

Este foi apenas um breve resumo de 5 bons motivos para você fazer uma horta em sua casa e aproveitar os benefícios que ela traz ao seu bolso e saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.