Há muitos boatos na internet onde dizem que usar lenha pra cozinhar sai mais barato. Entretanto, após uma pesquisa, pensamos que a realidade pode ser um pouco diferente, no final, cozinhar usando lenha sai caro!
Leia e tire as suas próprias conclusões.
Índice
- Qual a diferença entre fogão a lenha e a gás?
- Fogão a gás
- Fogão a lenha
- Fumaça de fogão a lenha faz mal à saúde
Se você está em dúvida se opta por um fogão a gás ou a lenha, existem várias características de cada um que você deve considerar para ajudar a fazer a melhor escolha para você e sua casa e ter certeza se lenha pra cozinhar sai mais barato. Entenda:
Qual a diferença entre fogão a lenha e a gás?
O fogão a lenha pode dar uma ideia de tradição e até aparentar ser mais econômico. Mas, além de não ser muito prático, ocupar muito espaço, precisar de armazenamento das lenhas e madeiras, ele não é muito seguro pois emite gases tóxicos à saúde e ao meio ambiente e que podem ser fatais, caso o ambiente não tenha ventilação suficiente. Já o fogão a gás é um grande aliado na cozinha. Com ele, não tem erro na hora de preparar aquela comidinha especial para a família!
O fogão a gás possui tamanhos menores, compactos, que cabem em qualquer cozinha e oferecem praticidade de sobra! Ele se adequa perfeitamente a qualquer perfil de pessoa ou família, já que existem diferentes tipos de fogão no mercado, de duas a seis bocas, com ou sem forno embutido.
Ele ainda permite um cozimento mais rápido e eficaz, com graduação do fogo e controle do aquecimento, o que garante o preparo perfeito dos alimentos. Além disso, é leve, portátil e muito mais fácil de limpar. E o melhor de tudo: o gás está ali sempre disponível! Confira dicas de como economizar gás.
Fogão a gás
Os fogões a gás tendem a ter muito menos manutenção, pois, na verdade, não queimam nada para criar uma chama e, portanto, não geram fuligem ou cinzas. Fazer com que sejam verificados anualmente é tudo o que é recomendado para mantê-los funcionando com segurança e eficiência.
O gás GLP é barato e eficiente, reduzindo tanto a conta de energia quanto o custo de manter o fogão funcionando. O gás de cozinha também é uma fonte de calor facilmente regulável e disponível instantaneamente, além de o gasto de gás ser menor.
Fogão a lenha
Os fogões a lenha criam muita sujeira e fumaça ao queimar a lenha, o que significa limpeza regular para você. Você também terá que garantir que o fogão fique limpo, pois o acúmulo de fuligem é um grande risco de incêndio.
Fogões a lenha também são bastante ineficientes. O combustível (lenha ou madeira) custa muito e é queimado rapidamente. Se precisar comprar madeira, é certo que cozinhar usando lenha sai caro. Além disso, esses tipo de fogo, são mais lentos para começar e são muito mais difíceis de regular a quantidade de calor. Ao comparar a churrasqueira a gás e carvão, a opção a gás também sai na frente!
Fumaça de fogão a lenha faz mal à saúde
Na hora de escolher entre fogão a gás ou a lenha, é importante considerar que a fumaça pode cheirar bem, mas não é boa para sua saúde. A maior ameaça da fumaça são as partículas finas. Essas partículas microscópicas podem entrar em seus olhos e sistema respiratório, onde podem causar ardência nos olhos, coriza e doenças, como bronquite.
Partículas finas podem piorar os sintomas e desencadear ataques de asma, além de poderem desencadear ataques cardíacos, derrames, ritmos cardíacos irregulares e insuficiência cardíaca, especialmente em pessoas que já estão em risco para essas condições.
Por fim, que tal acessar o nosso artigo sobre 10 dicas para economizar gás de cozinha?