Entenda tudo sobre o cheiro de gás de cozinha

Entenda tudo sobre o cheiro de gás de cozinha. Afinal, o gás LP tem ou não algum tipo de cheiro?

O cheiro de gás de cozinha deve ser sempre um motivo de alerta para os usuários. Normalmente, ele indica vazamentos, que podem ser muito perigosos se não solucionados a tempo. Embora nem todo vazamento apresente cheiro de gás, o odor é sempre sinal de vazamento… e algo precisa ser feito urgentemente.

Quem é responsável por um sistema de gás encanado precisa ter sempre à mão o número de telefone de uma assistência técnica nesse sentido. Isso porque o cheiro de gás pode ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite, e não é seguro aguardar até o horário comercial para fazer algo. Quer saber mais?

Cheiro de gás de cozinha– Nesse artigo vamos responder as perguntas mais frequentes sobre ele:

O que dá cheiro ao gás?

Cheiro de gás faz mal?

O que fazer se sentir cheiro de gás?

Gas de cozinha tem cheiro?
Mercaptano é a substância que dá cheiro fedido ao gás

Acompanhe!

O que dá cheiro ao Gás de Cozinha?

Em seu estado natural, GLP – gás liquefeito de petróleo (propano e butano) e gás natural (metano) são todos inodoros, ou seja, não possuem o cheiro de gás característico.  No entanto, o cheiro que o gás possui é um aditivo chamado MERCAPTANO que é inserido para alertar as pessoas do risco decorrente.

POR QUE AVISAR?? Em um vazamento, havendo um comburente (Oxigênio) e uma fonte de ignição, pode gerar uma explosão e como consequência um enorme deslocamento de ar destruindo tudo à sua volta. Quanto maior for o volume confinado maior será a intensidade da explosão e do deslocamento de ar, a queima do GLP pode chegar a mais de 1.000° C e para acontecer essa explosão basta 5% de gás LP do volume de ar.

O cheiro do gás não só deve ser perceptível por qualquer pessoa, mas também ser suficientemente desagradável e exclusivo para chamar a atenção e não ser confundido com qualquer outra coisa. Trata-se de uma forma de “forçar” o indivíduo a perceber que há algo errado, sentir-se desconfortável e buscar ajuda.

Além disso, os odores precisam atender a alguns outros requisitos. Eles não podem ser tóxicos, devem ser resistentes a serem absorvidos pelo solo, não devem reagir quimicamente e não podem evaporar muito rapidamente (para evitar que seu olfato se acostume com o cheiro).

História de adicionar odor ao gás

Por muitas décadas, a indústria de combustíveis adiciona odor ao GPL e ao gás natural de modo que as pessoas possam detectar vazamento de gás utilizando o seu olfato.

Sem a adição de odor ao gás seria muito perigoso pois as pessoas não conseguiriam detectar vazamentos a tempo, criando uma condição muito perigosa

O mercaptano é quase universalmente reconhecido como a melhor escolha, isso faz com que ele seja utilizado pelas maiores companhias de gás no mundo.

Seu cheiro é muitas vezes comparado ao repolho podre .

Onde é adicionado o cheiro?

A medida que o gás é armazenado no caso do glp é adicionado o mercaptano.

Nas bases das companhias também possui detectores de vazamento de gás com objetivo de prevenir riscos quando o gás ainda está inodoro.

Cheiro de gás faz mal?

Conforme informado acima o gás não é tóxico, porém no caso do glp por ser mais denso que o ar ele pode ocupar o espaço dele no ambiente que está vazando e causar asfixia nas pessoas.

Dessa forma, não é o cheiro que faz mal, mas o gás em si. Quanto mais acúmulo houver no ambiente, maiores os riscos. Por essa razão, também se recomenda que os registros não fiquem em espaços confinados, mas em ambientes que possam ser facilmente ventilados com janelas, por exemplo.

Como já dissemos, um dos riscos do vazamento é a explosão. Imagine que há um vazamento, que já acumulou um volume considerável de gás no ambiente. Quando ligamos interruptores, algumas faíscas podem ser liberadas. Pronto! Está aí a combinação perfeita para uma explosão iminente. Outro fator é a asfixia por inalação. Ficar em um ambiente onde há vazamento de gás faz com que você inale a substância, sem sequer perceber. Para se ter uma ideia da seriedade da situação, essa inalação pode levar até mesmo a óbito.

O que fazer se sentir cheiro de gás?

Entenda tudo sobre o cheiro de gás de cozinha é o que prometemos, então, tendo em mente esses riscos, ao perceber o cheiro de gás, é importante agir rapidamente:

  • Abra todas as portas e janelas;
  • Não provoque faíscas – Não use interruptores: iluminação, campainha, etc. Não acenda fósforos, não acenda velas e, acima de tudo, não fume dentro de casa!
  • Desligue o cilindro no registro e/ou medidor;
  • Não utilize o celular ou telefone fixo no local do vazamento – Saia para um ambiente aberto e ventilado para chamar a assistência técnica ou bombeiros;
  • Fique ao ar livre e mantenha a calma – Observando os passos descritos acima, o risco de ignição é limitado. É preciso uma concentração de gás natural de qualquer lugar entre 5 e 15%, bem como uma temperatura muito alta ou uma faísca para uma combustão a ocorrer. Além disso, o gás natural não é tóxico.

Conclusão

Agora, acreditamos que você já entenda tudo sobre o cheiro de gás de cozinha. Mas lembre-se, se você estiver em Maringá e sentir cheiro de gás na sua casa, não hesite em ligar para Maringás imediatamente no 32686768 ou chame no Whatsapp 99117 6768.

Enquanto espera o técnico chegar, você deve abrir todas as portas e janelas para melhor ventilação. Mas não imagine que isso vai resolver o problema por si só! Se houver uma concentração considerável de gás, a ventilação pode levá-lo para dentro da faixa crítica de 5 a 15%. É por isso que é vital não fazer nada que possa causar uma faísca ou chama (como fumar um cigarro, acender um interruptor elétrico ou acender uma vela, por exemplo) e esperar no exterior para que os técnicos cheguem.